Ano passado tivemos a notícia de que canais como Disney XD e Cartoon Network receberam uma versão em HD simulcast de suas versões em SD. Já neste ano, Discovery Kids e Tooncast também embarcaram no mesmo barco, e acabaram de ter uma versão em alta definição, sendo que o Discovery Kids HD entrou no line-up de uma grande operadora – a NET.

Mas por que é difícil as “gigantes” da TV por assinatura adicionarem canais infantis em HD em suas grades?
canais infantis em hd na skyDisney Channel já possui uma versão em HD simulcast desde 2009 e todas as grandes operadoras (NET, SKY, Claro TV, GVT e OiTV) já possuem o canal. Gloob já nasceu em HD e por ser mais um da Globosat, teve seu lugar garantindo nas principais operadoras. Nickelodeon HD foi adicionado primeiramente pela SKY (em seu auge de canais HD) em 2011 e ainda o canal falta entrar na grade da Claro TV, NET e GVT. Enquanto isso, o “recém-nascido” Discovery Kids HD já está no line-up da NET.
Disney Channel, Nickelodeon, Cartoon Network, Boomerang são canais de público jovem (12-18 anos). Uma versão em HD destes canais seria necessária, já que os adolescentes estão cada vez mais se importando com o HD.
Canais como Discovery Kids, Gloob, Disney XD, Disney Júnior, Nick Jr. e TV Rá-Tim-Bum são canais que correspondem às crianças de (2-12 anos). Esse tipo de público não sabe o que é HD e consequentemente não se importa com este recurso digital. Na minha visão, estes canais deveriam ser um dos últimos a migrar, pelo seu público alvo mesmo. No caso do Discovery Kids, a versão em HD se deu porque o grupo Discovery tem como meta ter todos os seus canais em HD e o canal infantil por ser o mais assistido e estar entre os principais do grupo.
Tooncast é um caso a parte, como exibe animações clássicas, tem um público mais adulto. Com certeza a versão em HD deste canal é bem vinda.
Outro fator que compromete a inclusão de canais infantis em HD é a própria audiência. Pode acontecer de que a criança tem disponível o canal em alta definição, mas estaria assistindo o canal em SD, porque não vê diferença alguma. É o mesmo programa que está passando? Então é a mesma coisa.
A vinda de qualquer canal em HD no Brasil é sempre bem vinda, mas canais mais importantes (não querendo desmoralizar os canais infantis) como Animal Planet, SyFy, Universal Channel, Discovery Science e Civilization, E! e Studio Universal não tem uma versão em HD. Sem contar que a Fox HD é um canal divido junto com o National Geographic HD, sendo que estes canais tem capacidade o suficiente para terem o seu próprio canal em alta definição.
Só complementando o post, a lista dos canais dos canais infantis que já possuem uma versão em HD.
- Discovery Kids HD (NET)
- Disney Channel HD (SKY, Claro TV, GVT, OiTV, CTBC, NET)
- Disney XD HD (Sem operadora)
- Gloob HD (SKY, Claro TV, GVT, CTBC, NET)
- Cartoon Network HD (Sem operadora)
- Nickelodeon HD (SKY, Oi TV, CTBC)
- Tooncast HD (Sem operadora)

0 comentários:

Postar um comentário